lazer

Começa o processo de revitalização da Praça Marechal Gomes Carneiro

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

Um ambiente destinado ao lazer, para o convívio coletivo e aos momentos ao ar livre, localizada no Bairro Menino Jesus, a Praça Marechal Gomes Carneiro se encontrava em estado de descaso e causava incômodo aos moradores do local. Após diversas reclamações, a prefeitura, por meio das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos, de Meio Ambiente e de Esporte e Lazer, deu início, na última terça-feira, a um projeto de revitalização da praça, começando com a limpeza do espaço.

A situação piorou por conta das obras na Rua Gomes Carneiro, que, no ano de 2019, sofreu com um buraco que comprometeu boa parte da via, sendo considerada como "a pior rua de Santa Maria". Somente neste ano, a obra foi concluída. No entanto, o que não se esperava era que outro problema se criasse no local.

Com o andamento das obras, que ocorriam em frente à Praça Marechal Gomes Carneiro, tanto o maquinário quanto os servidores utilizavam do espaço para armazenar e instalar máquinas e ferramentas neste período. Após a conclusão do conserto da rua, a praça acabou ficando danificada e abandonada.

O espaço, que deveria servir para o lazer da vizinhança, tornou-se um ambiente perigoso e precário. Além do descuido com grama alta e a sujeira, os brinquedos foram arrancados, assim como as telas de proteção. Uma outra queixa referente ao espaço é a falta de luminosidade, quase inexistente no local, tornando-se inseguro para se frequentar à noite.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

O policial militar aposentado Altamir da Silva Árispe, 56 anos, residente do bairro, relata que o local foi abandonado desde a finalização da obra, e que os moradores, assim como ele, estão preocupados.

- Nós gostaríamos que fosse como era antes, que nós mesmos, que temos crianças, íamos na praça, com muitas árvores. Tinha tudo. Podíamos aproveitar o espaço aberto para descanso e lazer - ressalta.

O espaço também era muito frequentado pelas crianças que residem na região. A autônoma Gabriela Santos de Oliveira diz que já perdeu as contas de quantas vezes precisou negar a ida de seus filhos à pracinha por conta do estado em que ela se encontra. Ela relata que, antes, era um lugar tranquilo para morar. Mas, hoje, causa receio:

- É uma judiaria, porque as crianças não podem brincar, sendo que moramos na frente. Era ótima e, agora, está aí, atirada e suja. É até um perigo. Agora, com o calor, pode ter até algum bicho e pode pegar as crianças.

Com desejo de ver a rua mais conservada, bonita e confortável de morar, a dona de casa Delma Bittencourt, 51 anos, colocou-se à frente da situação e esteve em contato com a prefeitura e vereadores rotineiramente solicitando mudanças. Porém, segundo ela, não tinha muito retorno dos órgãos.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Diário)

- Assim como pagamos nossos impostos, o prefeito deve fazer melhorias na nossa cidade. (...) É difícil e é triste também, porque nasci nessa cidade. Já tive oportunidade de ir embora e não quis, pois aqui nasci e quero viver, e faço minha parte. Então, eu só queria um lugar bom para residir. Por isso, peço tanto pelas melhorias. Antes, era tranquilo e, por descaso, abandonaram a nossa praça - comenta.

Em contraponto, a prefeitura afirma não ter recebido nenhuma solicitação dos moradores e relata que a retirada dos brinquedos no local foi autorizada pelo fiscal da obra. No entanto, na última semana, após a equipe do Diário entrar em contato com os órgãos públicos, confirmou um projeto de revitalização para a praça, com a recolocação dos brinquedos danificados que foram retirados do local, da academia ao ar livre que está em estado precário e possíveis adequações na iluminação.

Não há data prevista para o início deste projeto, mas a prefeitura afirma ser em breve, tendo em vista que a limpeza já foi concluída.

*Colaborou Emanuely Guterres.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

FOTOS: as imagens do primeiro dia do júri da Kiss Anterior

FOTOS: as imagens do primeiro dia do júri da Kiss

Próximo

Entidade da Região Oeste participa de campanha Amigo Secreto do Diário

Geral